top of page

9 - VM/370 In a Box – Conectividade do Produto

 

 

Inicialmente o pacote VM370IB é instalado e utilizado localmente no PC, porém é possível ampliar seu uso através de acesso via rede local ou mesmo por acesso remoto via Internet.

 

Da mesma forma, impressoras simuladas no sistema podem existir no próprio PC ou serem simuladas em computadores conectados via rede local ou remotamente via Internet.

 

 

 

9.1 – Escolhendo a Interface Gráfica

 

É importante mencionar que a interface JASON permite acesso apenas no próprio PC onde o pacote está instalado.

 

Portanto para ter acesso remoto, como também múltiplos acessos faz-se necessário o uso da interface HercGUI, em conjunto com os emuladores de impressoras HercPRT e de terminais Cryptoterm. Neste caso estes dois últimos podem estar instalados remotamente em outros PCs que não o que tem o pacote instalado.

 

 

 

 

9.2 – O Endereço IP

 

A interface HercGUI, bem como os emuladores HercPRT e Cryptoterm permitem o uso remoto do pacote pois possibilitam a configuração de endereços IP para a localização do Mainframe, bem como a configuração de portas IP para a definição dos terminais e impressoras remotas.

 

Repare que quando utilizamos o pacote no próprio PC, o endereço IP utilizado nos emuladores HercPRT e Cryptoterm é "127.0.0.1" ou "localhost", porém este endereço pode ser modificado para indicar o endereço IP da rede local, assinalado para o PC que contém o pacote, por exemplo "192.168.0.100".

 

 

 

 

 

9.3 – Acesso via Rede Local

 

Neste caso configure os emuladores HercPRT e Cryptoterm de forma a refletirem o endereço IP do computador que tem o pacote instalado como nos exemplos abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.4 – Acesso Remoto via Internet

 

É uma configuração um pouco mais complicada, mas perfeitamente possível de se conseguir.

 

 

9.4.1 - Visibilidade Externa

 

Primeiramente temos que fazer com que o computador que tem o pacote instalado fique visível para os usuários externos na Internet. Para isto recomendamos o uso de um serviço gratuito da Internet chamado "www.noip.com". 

 

Entre neste site, crie sua conta pessoal e também já crie um nome de host a ser assinalado para o seu computador.No caso de nosso produto, criamos um host e assinalamos o nome "vm370ib.ddns.net". Veja abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na sequência baixe um pequeno software cliente chamado "No-IP DUC". Ao ativar este cliente ele vai se conectar ao site www.noip.com ficará informando este site qual é o endereço IP variável que seu provedor lhe assinalou. Assim este serviço assinala o nome de host que você criou ao endereço variável de seu computador. Veja abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desta forma toda vez que alguém utilizar o seu nome de host na Internet, ele estará acessando o seu computador, mesmo você não tendo um registro de Domínio nem nomes definidos em DNS. Este serviço "passa por cima" do roteador de seu provedor, de Firewall se houver, e faz uma conexão direta entre o nome de host e seu computador.

 

No software "No-IP DUC" existem também utilitários de configuração e de teste de porta, ou seja, você consegue testar se a porta IP do seu pacote (no caso porta 3270) está ativa e visível pela Internet. Confira abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.4.2 - Configuração dos Emuladores

 

Da mesma forma que no item 9.3, devemos configurar os emuladores HercPRT e Cryptoterm de forma a refletirem o nome de host do computador que tem o pacote instalado como nos exemplos abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page