top of page

4 - VM/370 In a Box – INTERFACES GRÁFICAS

 

 

 

Hércules é o frame principal do VM370IB onde o VM/370 e o DOS/VS rodam. Pode ser acessado através de 3 interfaces gráficas diferentes:

 

 

 

4.1 - Servidor HTTP: um servidor que permite o acesso ao GUI via web. Acesso restrito, mas útil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.2 - JASON: esta interface gráfica acessa a pasta “VM370IB”, bem como o aquivo ”Hypsixpack.conf”, utilizando este aquivo de configuração para contruir toda a interface gráfica em forma de “Data Center”, com todas as unidades de fita, discos, CPU, console, impressoras, leitoras, etc. Pode-se clicar sobre uma determinada unidade e arrastá-la para a direita ou esquerda, rearranjando o layout.

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As leitoras e perfuradoras de cartões têm botões que permitem alternar a visão do deck de cartões de folha de digitação para cartão de papel físico. Pode-se também carregar arquivos windows como decks de cartões a serem lidos.  As impressoras avançam os formulários contínuos conforme a impressão acontece. Pode-se também salvar estas listagens em PDF.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      

Fitas (arquivos  “.aws”) podem ser montadas para serem gravadas ou lidas. Os terminais podem ser usados para logar máquinas CMS ou mesmo para se logar a máquina DOS/VS.

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.3 - HERCGUI: esta é a interface gráfica mais prática e produtiva, pois tem melhor visualização dos detalhes e permite “copy/paste”. Mostra basicamente a CPU com a console do HERCULES ao centro. Os demais dispositivos também são lidos da pasta VM370IB e figuram numa tabela à direita, com a descrição de cada equipamento e a luz (led) de uso de cada um. Pode-se fazer “right-click” em cada dispositivo para mais opções.

Após IPL do VM, a console do HERCULES ao centro passa a mostrar mensagens da máquina “Operator” do VM, mescladas com as mensagens do próprio Hercules. Para entrar com comandos da máquina “Operator” basta preceder o comando com “/”. Comandos sem o “/” são entendidos como comandos para o HERCULES.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para termos acesso a terminais e impressoras precisamos complementar o HercGUI outros dois emuladores:

 

4.3.1 - CRYPTOTERM: é um emulador de terminais 3270, e em suas configurações deve ser criada uma sessão chamada “VM” com os seguintes parâmetros:”connection type: telnet”, “default server: localhost” e “port: 3270”. Salve esta sessão e abra-á sempre que for emular um terminal. Pode-se emular vários terminais, para isto basta ir abrindo novas sessões do Cryptoterm.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

4.3.2 - HERCPRT: é um emulador impressoras de linha de grande porte, normalmente ligadas a canal nos sistemas /370. Para nossa configuração sempre utilizaremos duas sessões (instâncias) do HercPRT: uma para a impressora  física x’00E’ utilizada como impressora do VM, e outra para a impressora física x’00F’ dedicada para o Dos/Vs como x’00E’. O processo de impressão através do HercPRT também é feito por Sockets de TCP/IP.

Ao configurar as duas sessões do HercPRT para as impressoras do VM e do Dos/Vs, siga exatamente os parâmetros conforme aparecem nas duas figuras abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Procure sempre abrir as duas sessões de HercPRT   ANTES  de abrir a interface HercGUI para evitar situações de “intervenção” nas impressoras por não estarem prontas e conectadas. Abra primeiro a sessão do VM e depois a do DOS. Em seguida deixe-as rodando em modo “escondido” (hide).

bottom of page